Gedor Silveira - Doação
FAÇA SUA
DOAÇÃO
À NOSSA
INSTITUIÇÃO
FAÇA SUA
DOAÇÃO
Quem Somos
Nossa história

Em 1962, com a aprovação de seu primeiro estatuto, a entidade ganhou personalidade jurídica, nascendo então a Fundação Gedor Silveira, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos com a missão de levar tratamento psiquiátrico de qualidade à população. Sua denominação homenageia Gedor Silveira, um educador cuja preocupação com o próximo e o espírito empreendedor inspirou os fundadores.

Certamente os abnegados idealistas fundadores sabiam da importância de seu feito, mas é bem provável que não sonhavam com a dimensão que a obra social ganharia no decorrer do tempo.

Nos anos 60, o hospital foi se consolidando, e especialmente a partir de 1967, com a eleição unânime de Guilherme Giubilei para a presidência da instituição, o Gedor Silveira iniciou um processo continuo de enfrentamento de desafios e de grandes resultados. Construído com recursos provenientes de doações e do trabalho de um grupo de pessoas dedicadas, o hospital tornou-se referência em tratamentos psiquiátricos, sempre acompanhando as novas tecnologias e atendimento humanizado.

E nada é por acaso!

Dos primórdios do hospital até os dias atuais, a Fundação Gedor Silveira – mantenedora do hospital, cercou-se de pessoas com enorme capacidade de servir, atributo fundamental de quem lidera.

Exemplo claro dessa dedicação é o Guilherme Giubilei, que todos chamavam de “Sô Guilherme”, figura honrada que permaneceu na direção do hospital até 2015, quando Waldir de Souza assumiu a função, mas ainda assim Guilherme manteve-se ativo como vice-presidente até 2016, quando faleceu. Portanto, no caso de Guilherme Giubilei, são 49 anos de serviços prestados ao Gedor.

Mas não importa a função, todos os Sócios Efetivos - grupo ativo de pessoas da comunidade que doaram confiança, responsabilidade e trabalho parceiro na condução do hospital em todos estes anos, são unânimes em afirmar que “nunca foi fácil, mas nunca faltou amor”.

Linha do tempo
abril/2015
maio/2017
1961
março/1962
maio/1967

Numa reunião presidida por Argemiro Rodrigues da Silva, na União Espírita Alan Kardec Pinto de Campos propôs-se a fundação de um Hospital para doenças mentais na cidade de São Sebastião do Paraíso. Guilherme Giubilei sugeriu a utilização do prédio que servia de Albergue Noturno. Foi nomeada uma comissão composta pelos senhores: Guilherme Giubilei, Francisco Salgado de Oliveira, Antônio Panacci para discutir o tema com o médico Dr. Urias Soares de Morais, o Grupo Espírita, foi representado por Francisco Potenciato do Couto. Posteriormente numa reunião no Templo Maçônico da Loja Fraternidade Universal a ideia foi amplamente aceita pelos presentes, que deliberaram um empenho total para a criação do Hospital Psiquiátrico.

Fundadores
Seja um doador
Seja um doador
Sua colaboração faz toda a diferença. Colabore com nossa fundação. Faça sua doação de maneira simples, segura e rápida. Doe agora.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência.  Mais informações